quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

2011 - Ano da Química


  A Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química. A proposta aprovada havia sido encaminhada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) pela delegação da Etiópia, com o patrocínio de 35 países.
  O evento será organizado pela Iupac e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em comunicado oficial, as duas instituições destacam que o Ano Internacional da Química permitirá celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade.
  No ano 2011, comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará também uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.
De acordo com os organizadores, “a química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais”.
  A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela ONU. Assim, as atividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis.

Mas... quem foi Marie Sklodowska Curie?
Marie Curie
Marie Curie (1934)
Marie Curie, née Maria Sklodowska nasceu em Varsóvia (Polônia) dia 7 de novembro de 1867, filha de um professor . Ela recebeu uma formação geral nas escolas locais e alguma formação científica de seu pai. Juntamente com o marido, ela foi premiada com a metade do Prêmio Nobel de Física em 1903 , por seu estudo sobre a radiação espontânea descoberto por Becquerel, que foi premiado com a outra metade do prêmio. Em 1911 ela recebeu um segundo prêmio Nobel, desta vez em Química, em reconhecimento do seu trabalho em radioatividade. Ela também recebeu, juntamente com o marido, a Medalha Davy da Royal Society em 1903 e, em 1921, o Presidente Harding dos Estados Unidos, em nome das mulheres da América, presenteou-a com um grama de rádio, em reconhecimento do seu serviço para a ciência. 
O Instituto Radium
O Pavilhão Curie no Instituto do Rádio em 1925
Marie Curie e sua filha Irène em laboratório
Marie Curie e sua filha Irène em laboratório no Instituto Radium, em Paris, França, 1921.
Marie Curie, em seu laboratório
Marie Curie, em seu laboratório de química no Instituto Radium, em França, abril de 1921. 
Marie Curie e sua filha Irène no Hospital Hoogstade na Bélgica, em 1915.Equipamento radiográfico é instalado. 
Mme. Curie e quatro de seus alunos
Marie Curie e quatro de seus alunos. (Foto tirada entre 1910 e 1915).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário