1ª Fase - Coleta do material

O objetivo desse trabalho é promover a vivência do método científico pelos alunos, desde a coleta do material a campo, passando pela pesquisa bibliográfica e montagem de um site. Todo o trabalho foi desenvolvido por 16 alunos do 8º ano B do Colégio Via Solis do município de Aparecida, SP.
A coleta do material foi realizada nas imediações do colégio, no bairro Jardim Paraíba. Todos os procedimentos de campo como coleta, secagem, identificação e classificação foram fotografadas para a construção do site.
Com o desenvolvimento do projeto, foi possível observar o envolvimento dos alunos o que contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico e a vivencia do método científico, promovendo assim uma aprendizagem significativa. Tendo em vista que atualmente a maior fonte de pesquisa dos alunos é a internet, o funcionamento do site com dados concretos e mostrando o passo a passo da construção do herbário virtual mostrarão aos profissionais da área novas metodologias de projetos pedagógicos na área das ciências naturais.




Figura 1 – Praça Lúcia Marcondes Penido (Aparecida – SP).






Figura 2 – Aluno coletando amostra da planta Ricinus communis L. (Mamona)