4ª Fase - Exsicatas Prontas

Nome Científico: Persea americana
Família: Lauraceae
Nome Vulgar: Abacate
Características: é uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México.Esta planta prefere solos férteis e úmidos, e clima ameno a quente, de modo que prefere climas tropicais ou subtropicais.






Nome Científico: Malpighia emarginata.
Família: Malpighiaceae
Nome Vulgar: Acerola.
Características: originou-se nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano.



Nome Científico: Allamanda cathartica
Família: Apocynaceae
Nome Vulgar: Alamanda Amarela
Características: nativa do Brasil da região da região costeira do norte, nordeste e leste do país, cultivada no mundo inteiro.Planta perene  com longos ramos lenhosos a semi-lenhosos, flexíveis, considerada como trepadeira arbustiva.



Nome Científico: Rubus fruticosus
Família: Rosaceae
Nome Vulgar: Amora
Características: planta perene de rápido crescimento que pode atingir até 12 metros de altura. As folhas são cordiformes, inteiras ou lobuladas, bordas serrilhadas, sem espinhos e de cor esverdeada. As flores são pequenas e de cor branco-amarelada. As condições favoráveis ao desenvolvimento vegetativo são: clima ameno a quente.







  Nome Científico: Rhododendron simsii
  Família: Ericaceae
  Nome Vulgar: Azaléia
Características: arbusto lenhoso, muito florífero, apresenta altura de 1,0 a 2,0 m, folhas decíduas ou semi-decíduas. As flores são variadas e coloridas: brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, simples ou dobradas, devem ser cultivadas a pleno sol, em solos ligeiramente ácidos, com regas regulares e, preferencialmente, em regiões de clima mais frio.






Nome Científico: Cordia superba
Família: Boraginaceae
Nome Vulgar: Babosa Branca
Características: árvore de médio porte, folhas simples, largas, duras. Forma copa bem fechada. Flores brancas grandes muito vistosas. Fruto redondo branco comestível, muito apreciado pela fauna. sua polpa externa é visguenta.















Nome Científico: Plumbago auriculata
Família: Plumbaginaceae
Nome Vulgar: Bela Emília
Características:  semi-lenhoso, muito  ramificado, de 1  a 2 m de altura, com numerosas brotações na base,  tolera o frio, podendo ser cultivada em todo o país.



Nome Científico: Buxus sempervirens
Família: Buxaceae
Nome Vulgar: Buxinho
Características: arbusto lenhoso,  seu crescimento é muito lento, mas o arbusto pode alcançar de 2 a 5 metros de altura. Possui folhas muito verdes e possui um composto tóxico (buxina), mas só causa problemas quando  é ingerida.













Nome Científico: Averrhoa carambola
Família: Oxalidaceae
Nome Vulgar: Carambola
Características: originária da Ásia Tropical (oeste da Malásia), encontrada na região tropical de ambos hemisférios. É cultivada em todo país menos em regiões frias ou sujeitas à geadas, possue normalmente tamanho de 3 a 5m de altura, mas pode alcançar 8 a 9m, tem copa piramidal (jovem) e arredondada (adulta), folhas alternas com 2 a 5 folíolos, flores pequenas purpurinas ou amareladas.



Nome Científico:Poinciana alata burm
Família:Caesalpinaceae
Nome Vulgar: Flamboyanzinho de jardim
Características: arbusto lenhoso, provido de espinhos, com 3 a 4 m de altura, nativa da América Central, e é de rápido crescimento. Suas flores são vermelhas, alaranjadas ou amarelas (na variedade flava) e seu fruto é do tipo legume, ou vagem.












Nome Científico: Psidium guajava
Família:Myrtaceae
Nome Vulgar: Goiaba
Características:  tronco tortuoso, com casca lisa, as folhas são elípticas, de coloração verde clara, pilosas quando jovens e com nervuras bem marcadas, frutos do tipo baga, ovóides, de casca fina, lisa e verde, que torna-se amarela quando bem amadurecida e sua altura pode chegar até 7 metros.













Nome Científico: Hibiscus rosa sinensis
Família: Malvaceae
Nome Vulgar: Hibisco
Características: originário da Ásia e disseminado pelo mundo inteiro, Tem uma forma mais ovalada e se podado nos ramos inferiores, pode servir como árvore de pequeno porte. Suas flores são  encontradas em cores branca, amarela, rosa e vermelha, simples e dobradas e florescem praticamente o ano inteiro. Arbusto de alto porte, pode atingir até 3,50m. 









Nome Científico: Tabebuía roseo-alba
Família: Bignoniaceae
Nome Vulgar: Ipê Branco
Características: árvore de médio porte, alcança de 7 a 16 m de altura, tronco reto com casca castanho-amarelada e escamas irregulares e adapta-se a regiões onde o relevo ou o clima impedem a ocorrência de geadas. 






Nome Científico: Myciaria cauliflora
Família: Myrtacea
Nome Vulgar: Jabuticaba
Características: pode atingir de 10 a 12 metros, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro, produz grande quantidade de frutos. As flores e os frutos crescem em aglomerados no tronco e ramos.





Nome Científico: Citrus sinensis
Família: Rutaceae
Nome Vulgar: Laranja Lima
Características: originária do sudeste da Ásia, de porte médio, que pode atingir 10 m de altura, dependendo da variedade, composta por galhos finos onde geralmente surgem espinhos fortes, longos e pontiagudos. 















Nome Científico: Citrus limonum
Família: Rutaceae
Nome Vulgar: Limão
Características: atingem até de 6 metros de altura, são muito ramificados, de caule e ramos castanho-claros, recobertos de espinhos longos e pontiagudos, com copa aberta e arredondada. Devem ser cultivados sob sol pleno em solo fértil, bem drenável, profundo, calado e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares.









Nome Científico: Carica papaya
Família: Caricaceae
Nome Vulgar: Mamão
Características: árvore de caule semi-herbáceo, oco, cilíndrico e simples, tipicamente tropical, de crescimento veloz, podendo atingir 8 metros de altura.














Nome Científico: Citrullus lanatus
Família: Cucurbitáceas
Nome Vulgar: Melância
Características:  tem caule rasteiro, longo, ramificado, flexível, cilíndrico, coberto por pêlos e apresenta uma estrutura fina, longa e espiralada de fixação denominada gavinha.













Nome Científico: Prunus persica
Família: Rosaceae
Nome Vulgar: Pêssego
Características: é uma pequena árvore, nativa da China, de folhas alternas e serreadas, flores roxas e drupas pubescentes, comestíveis. Geralmente atinge até 5 m de altura.









 





Nome Científico: Bougainvillea glabra
Família: Nyctaginaceae
Nome Vulgar: Primavera
Características: arbusto escandente lenhoso, mais espinhento na espécie spectabilis, pode ser conduzido como trepadeira apoiada em estruturas e chega a atingir 5 metros de altura.
















Nome Científico: Tibouchina granulosa
Família: Melastomaceae
Nome Vulgar: Quaresmeira
Características: seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. A floração ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores roxas.
















Nome Científico: Coutarea hexandra
Família: Rubiaceae
Nome Vulgar: Quina
Características: Possui em média 3 a 5 metros de altura, com folhas opostas, curto-dependentes, elípticas acuminadas e glabras, de cor de carne.
















Nome Científico: Caesalpinea peltophoroidea
Família: Caesalpinaceae
Nome Vulgar: Sibipiruna
Características: éspécie arbórea com altura entre 8 e 16 m e tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, revestido por casca com escamosa.



















Nome Científico: Bauhinia variegata
Família: Caesalpinoideae
Nome Vulgar: Unha de Vaca
Características: originária da China e Índia, muito cultivada no Brasil, principalmente no sudeste, não perde totalmente as folhas no inverno, muito ramificada, pode atingir até 10 m de altura.