HERBÁRIO VIRTUAL

Herbário é a coleção de espécies vegetais secos e prensados, arranjados e descritos de forma sistemática, e que servem de referência taxonômica para a identificação e classificação das plantas. Coleção de plantas que geralmente passaram por um processo de prensagem e secagem. Tais plantas são ordenadas de acordo com um determinado sistema de classificação e são disponíveis para referências e outros fins científicos (FERRI et al., 1981).
Permitem a documentação permanente da composição florística de áreas que se modificam ao longo do tempo, seja pela ação antropica ou por efeito de eventos e perturbações naturais que alteram irremediavelmente a cobertura vegetal (FAGUNDES & GONZALEZ, 2010).
Atualmente os modelos de ensino estão cada vez mais levando os alunos a vivenciarem e questionarem experiências em seu cotidiano fazendo um paralelo com o aprendizado em sala. Com o avanço tecnológico o homem está cada vez mais envolvido com o desenvolvimento intelectual, tendo acesso a grandes fontes do conhecimento e mais próximo o manuseio de informações sem necessitar sair de casa onde é vasto o campo para pesquisa. Perante a todo esse desenvolvimento, percebemos a importância e a praticidade da criação de um herbário, porém virtual com os alunos. Segundo Hopkins (2005), um herbário é uma coleção de plantas desidratadas e prensadas, e “virtual” significa algo que existe em forma não material. Juntando os dois termos, um “herbário virtual” pode ser usado para designar uma coleção de imagens de plantas desidratadas e disponibilizada por meios eletrônicos. 
A informatização e digitalização dos herbários facilitam a busca de dados para as pesquisas em botânica e áreas afins, tornando-as informações disponíveis a um público mais diversificado, sendo fundamental para o avanço da ciência, ao acelerar a troca de informações (VARGAS et al., 2010).






10 comentários:

  1. Agora eu sei o que é HERBÁRIO! Vlw Sora!

    ResponderExcluir
  2. Que bom.... gostei de vê-lo por aqui... é sempre importante ampliarmos os nossos horizontes... :)

    ResponderExcluir
  3. ooi sora , ficou muito boa sua postagem , parabéns pelo blog ! Esta me ajudando pra caramba !

    ResponderExcluir
  4. oiii sora gostei muito do seu blog!!! parabéns

    ResponderExcluir
  5. ooooi soora, o blog ficou ótiimo mesmo! meus parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda tudo bem???
    Meu nome é Vanessa sou de Guarantã do Norte MT, bióloga e professora também. Estou com dificuldades na identificação de algumas espécies de área de cerrado aqui da regia, ficaria muito grata se pudesse me ajudar, talvez conheça algum sit de busca, chave ou algo parecido para me auxiliar na identificação de algumas espécies. Talvez posso estar te enviando por e-mai algumas foto das exicatas q montei de algumas plantas com características interessantes, talvez conheça alguma espécie.
    Aguardo sua resposta.
    Meu e-mail é vantila@hotmail.com.br


    Grata.

    ResponderExcluir
  7. oi sorra parabens !! o blog ficou muito loco so aquelas piada la que eu nunca vo intende
    parabensssss!!

    ResponderExcluir
  8. ooi sora , ficou muito boa sua postagem , parabéns pelo blog ! Esta me ajudando pra caramba ! Eu e a Ana Julia vimos seu blog é d +

    ResponderExcluir
  9. ooi sora , ficou muito boa sua postagem , parabéns pelo blog ! Esta me ajudando pra caramba !

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Muito bom o blog! Parabéns! Gostaria de lhe pedir um favor, poderia me passar a referência completa para busca de "Vargas et al., 2010" citado ao fim do artigo? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir